google.com, pub-7594368430169333, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Novos tempos, cultura e liderança

Atualizado: 27 de abr. de 2021


Se as dificuldades para ter um alinhamento entre #estratégia e execução já são grandiosos em tempos menos tortuosos, imagina em um contexto #covid.


A pandemia traz à tona #oportunidades de #desenvolvimento da #liderança, reflexo dos desafios que as organizações precisam enfrentar em um contexto tão incerto e com tantas #mudanças inesperadas. E não são poucas.


Aqui na Ponte nos mantivemos alerta acompanhando os desdobramentos do mercado e claro, o impacto que isto gera no desenvolvimento da #liderança e no fortalecimento da #cultura #organizacional. Não tem como escapar desse turbilhão que nos alcançou e que vem transformando tanto a forma de trabalhar, a estrutura das organizações, a #gestão das #equipes e a realização das entregas.


Não gosto da expressão novo normal, mas, certamente, #competências e #habilidades que eram requeridas de forma mais branda ou que não tinham este peso em termos de importância, tiveram que ser incorporadas quase que goela abaixo neste novo contexto.


No mínimo, empresas e profissionais passam por um momento diferente e desafiador.


Em meio a tudo isso, nos procurou uma empresa no segmento de varejo pedindo suporte a toda essa complexidade. Além de ter sido comprada por uma gigante internacional e estar em um processo de #integração de cultura, os desafios da liderança ficaram ainda mais profundos e visíveis no momento covid.


A ideia foi fazer um #programa de #sucessão para formar sucessores aos cargos de liderança, que tivessem um maior alinhamento com todo este contexto e momento organizacional. Para isso, era preciso prepará-los em relação as competências necessárias para desempenhar os cargos de maneira atualizada e com foco nos novos desafios. A Ponte Profissional entraria com um programa de aceleração de líderes e foi assim que aconteceu.


Quando trouxemos a lição para dentro de casa, entendemos que novos tempos exigem uma nova forma de pensar o desenvolvimento dos profissionais. O formato tradicional precisava ser ajustado para fazer sentido em relação a entrega do conhecimento e da parte prática.


Por isso, decidimos desenvolver do zero uma metodologia que fizesse sentido, levando em consideração que a obtenção de resultados diferentes e o terreno fértil para competências que ainda precisam ser cultivadas, vem da construção de algo novo.


Foi assim que nasceu a nossa metodologia para Aceleração do Desenvolvimento da Liderança, que conta com ciclos de desenvolvimento que envolvem #treinamento, projetos práticos e #mentoria. A cada ciclo, uma competência é foco.


A implementação acontece da seguinte forma:

1) A primeira parte do ciclo é um treinamento que traz informação e conteúdo relevante sobre a competência selecionada, juntamente com exemplos do uso e desenvolvimento por executivos no mundo, cases e troca de experiência entre os participantes.

2) A segunda parte do ciclo é fazer com que os líderes pensem no dia a dia do que fazem e proponham ações ou atividades para si mesmos a fim de colocarem em prática por um período a competência e incorpora-la.

3) A terceira parte e a final do ciclo é a mentoria, onde um mentor de forma individual acompanha de forma individual como foi a fixação do conteúdo e que dificuldades foram encontradas na parte prática, orientando e direcionando planos de ações para a sustentação do processo ao longo do tempo.


Tudo feito de forma remota, com interações por email, whatsapp e plataformas de vídeo.


Foram meses com ciclos de desenvolvimento e acompanhamento bastante próximo para a certeza que a #transformação e #evolução da liderança, na prática, estava acontecendo. Nenhum processo de evolução acontece de uma hora para outra porque, tudo depende da prática com disciplina por parte dos participantes, sustentação por parte da organização e o espaço para a mudança que vai sendo criada nos profissionais e dentro da organização, para que seja um caminho perene.


Mas certamente, uma das etapas mais fundamentais é este start e direcionamento para colocar os líderes no trilho e fazer o trem andar na direção correta.


Em termos de resultado do programa, o impacto ganhará força ao longo dos meses, mas, os frutos já estão sendo colhidos. Os próprios colaboradores que participaram do programa se sentem mais aptos a lidar com os desafios porque tem um entendimento das competências necessárias e esperadas pela organização e sabem como aplicá-las e incorporá-las no dia a dia. A empresa esta sentindo um maior alinhamento interno, tendo gestores mais corajosos e bem preparados e consistência em termos de equipe e entrega de resultados.


E este é só o começo.


Para uma empresa gigante de varejo onde a liderança ainda era um ponto cego e uma incógnita de como ser desenvolvida, grandes transformações serão incorporadas e estão por vir.




70 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page
google.com, pub-7594368430169333, DIRECT, f08c47fec0942fa0