google.com, pub-7594368430169333, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page

Cuide bem do seu currículo

Atualizado: 7 de abr. de 2021

Por Carolina Russomanno

Faz parte do #processo de #transição de #carreira, seja ele porque o #profissional esta procurando uma #recolocação ou porque gostaria de mudar de empresa ou até mesmo, mudar de área de atuação, estruturar um #currículo. Não tem como fugir disso.


Não se iluda. Este não é um texto onde eu darei dicas minuciosas para criar um currículo perfeito. Existem sim algumas diretrizes para a sua formatação e como #construir as #informações mas, não uma fórmula mágica que basta dar copy past como costuma se vender por aí. A particularidade da área de atuação, das realizações ao longo da carreira, da formação educacional entre outros aspectos relevantes, terão impacto direto em como alguém deve estruturar o seu cv.


Por isso, proponho irmos um pouco além em relação ao currículo do que simplesmente enxergá-lo em um formato A4 com uma série de informações organizadas dentro.


Como uma das principais #ferramentas para abrir portas, o currículo representa o profissional e toda a sua #trajetória. É como se a CARA dele estivesse, literalmente, estampada ali (alguns até colocam foto). O fato é que seu peso ainda é grande e por isso a necessidade em enxergar a sua importância, dando a devida atenção a sua elaboração e planejando como as informações serão colocadas ali dentro. Afinal, seu poder de fazer com que a #chance para participar daquela #oportunidade dos sonhos aconteça, é grande!


Bom gancho! O seu currículo tem a sua cara? O que quero dizer é, traduz quem você é como profissional?


A #análise pode começar a partir dos detalhes de como esta #organizado, esteticamente, parece limpo? Segue uma formatação coerente? Esta apresentado de forma interessante?

Em relação as informações que contêm, os pontos que devem chamar atenção estão ilustrados de forma clara? Você evidenciou o que é realmente #relevante? Existe #coerência temporal? Os seus principais feitos aparecem?


Imagine que um completo desconhecido possa receber o seu currículo - e a maior parte das vezes é exatamente ele quem receberá. Ao receber o seu currículo, esta pessoa entenderá a sua #formação, seus passos profissionais com as realizações de maior importância, o seu peso como profissional e o #impacto que você gerou por onde passou?


Anote toda esta reflexão em um papel da forma que achar melhor para que possa te ajudar a #estruturar o pensamento e o conteúdo que estará contido no seu currículo e a partir daí, a #ação para realizá-lo irá se torna mais fácil.


"Mas Carol, eu ainda não sei por onde começar!" Comece pelo fácil e básico! Deixe no topo da página as informações com seu nome, endereço, telefone de contato, email e link para o Linkedin (dá um plus a mais! rs) bem organizadas. Em seguida, vá construindo as #experiências, começando da atual até a mais antiga. Foque principalmente em deixar bastante interessante os últimos 4 a 5 anos, trazendo mais bullets, com detalhamento do que realizou, que tipo de impacto gerou, se fez #gestão de #equipe, entre outras coisas que são realizações importantes da carreira.


E como eu costumo dizer para os nossos clientes, aproveite o #processo para se divertir e rever as suas #realizações, dando-se conta de tudo o que você fez e como fez. Aproprie-se de você profissionalmente! Isso também te ajudará muito na entrevista.


Posso afirmar que um currículo adequado é a soma de algumas variáveis que inclui sim formatação, organização das informações, número de páginas e até fonte da letra usada mas, a #reflexão que propus acima, juntamente com pequenas dicas de acordo com área de atuação do profissional e bom senso em como expor tudo isso, resultará em um outro nível de currículo, extremamente #atraente, bem visto e que despertará algo diferente em quem tiver contato com ele.


Mãos a obra!


46 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page
google.com, pub-7594368430169333, DIRECT, f08c47fec0942fa0