Por Carolina Russomanno
E o despertador toca. Alguns colocam no modo soneca, outros pulam da cama. Seja lá como comece o dia, todos concordamos que trabalhar faz parte da rotina. Não importa o tipo de #ocupação nem se é exatamente o #trabalho dos sonhos mas, se sentir útil e usar as #habilidades para fazer algo e ainda garantir um dinheirinho no final do mês, faz os dias serem mais motivantes e é praticamente algo sine qua non para o sustento financeiro.
Mas, algo esta se transformando neste processo. O ''trabalhar'' como sempre foi feito esta sendo reinventado. Existe uma nova relação com o trabalho que esta ligada a como estamos nos relacionamos com nós mesmos, em termos de expectativas e #autoconhecimento.
Sem desmerecer o como era no passado, existe um movimento crescente onde os colaboradores querem se #conectar com o porque do que precisa ser realizado e isto tem como base um passo anterior, que é a descoberta genuína de entender o #propósito das suas próprias vidas. A partir deste ponto é que passa a fazer sentido o que se tem que fazer e a identificação com os #valores e a #cultura da #organização.
Pendurar a alma na porta da empresa antes de começar o dia e depois vesti-la ao sair para voltar para casa, esta ficando cada vez mais difícil. A essência de cada um começa a ser levada para dentro do ambiente de trabalho e com isso, muita coisa esta mudando para melhor nas empresas.
Outras questões começam a fazer parte da rotina do trabalho e a movimentação é geral em torno do real valor das coisas, que se confundem com os projetos e atividades, de forma positiva e impactam as corporações, principalmente em relação a gestão e desenvolvimento dos colaboradores. O que os motiva hoje em dia vai muito além do bônus ou um tapinha nas costas. Diria, bem além.
As empresas, obrigatoriamente, precisam se abrir em todos os sentidos. Só assim será possível despertar o potencial máximo que realmente existe em cada um e alcançar esta nova mentalidade do trabalhar, que tem como base variáveis que não eram consideradas ou sequer tinham força de existir como o #compartilhamento e o senso de #contribuição!
Esta mudança de #mindset requer a renovação das #habilidades e #comportamentos por parte dos líderes e por consequência, de organizações que queiram acompanhar a profundidade para onde tudo esta caminhando. O mais interessante é avaliar que as empresas que já entendem este movimento e começam a incorporar tudo isso no seu dia a dia, estão gerando funcionários mais produtivos e galgando melhores resultados.
O "trabalhar" esta sendo reinventado como nunca havia sido feito antes e a mudança já esta a caminho. O profissional que conhece as suas #fortalezas e tem a certeza de seus valores, tem um grande diferencial frente a outros profissionais porque, tem uma chance muito maior de trabalhar em empresas que estejam alinhadas a seus #objetivos e propósito e com isso, ter alta #produtividade, um bom #desenvolvimento e #efetividade nas entregas.
Que tipo de profissional você quer ser? Em que tipo empresa você quer trabalhar?
Comments